1 de fevereiro de 2013

Vinicius Furtado é eleito presidente nacional da OAB


Os conselheiros federais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) elegeram na noite desta quinta-feira (31) o maranhense Marcus Vinicius Furtado Coelho para o comando nacional da entidade no triênio 2013-2016. Foram 64 votos a favor, 16 contra e um voto em branco.
Aos 41 anos, o advogado irá comandar uma associação que representa cerca de 700 mil profissionais e administra um orçamento anual de cerca de R$ 30 milhões.

Furtado Coelho irá suceder o advogado Ophir Cavalcante, que estava à frente da entidade desde 2010. O mandato do novo presidente se estenderá até 2016.

Atual secretário-geral da OAB, Furtado Coelho disputou a presidência da entidade com o advogado paranaense Alberto de Paula Machado. Ex-presidente da seccional da Ordem no Paraná, Paula Machado havia ocupado nos últimos três anos o cargo de vice-presidente da associação de classe.

Apesar de ter nascido no município de Paraibano, no Maranhão, Furtado Coêlho viveu a maior parte da vida no Piauí, estado no qual fez sua carreira. Ele é doutor em Direito Processual pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

A eleição dos integrantes da nova direção do Conselho Federal da Ordem foi indireta. Pelo regimento interno, somente os conselheiros federais têm direito a voto. As seccionais dos 26 estados e do Distrito Federal elegem, cada uma, três conselheiros. São eles os responsáveis pela escolha da cúpula nacional da associação.

A posse da nova diretoria da OAB está marcada para a manhã desta sexta, às 9h, em sessão ordinária do conselho federal.