O senador-ministro Garibaldi Alves Filho (Previdência Social) acaba de afirmar ao programa “Repórter 98” (FM 98 – comandado pelos jornalistas Felinto Rodrigues e Robson Carvalho), que o PMDB do Rio Grande do Norte não descarta o rompimento com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM).
“Há uma insatisfação enorme tanto dos prefeitos do partido como dos deputados com relação a nossa aliança. Está sendo difícil segurar esse movimento crescente”, afirmou Garibaldi.
O ministro disse também que a manutenção da aliança PMDB-DEM “vai depender do governo, que terá de sinalizar se deseja conversar e manter essa aliança”. E prosseguiu: “Se continuar como está, acho difícil a aliança permanecer”.
Quando indagado se o nome do seu filho, deputado estadual Walter Alves (PMDB) estaria posto como pretenso candidato ao Governo do Estado em 2014, Garibaldi Filho considerou que “Walter ainda é muito novo para disputar um mandato no Executivo". "Eu defendo que ele permaneça no Legislativo disputando a sua reeleição ou podendo mesmo disputar uma vaga na Câmara Federal”, prosseguiu.
ROBINSON FARIA
O ministro Garibaldi Filho também admitiu que o nome do vice-governador Robinson Faria (PSD) seria simpático ao PMDB para uma aliança na disputa para o Governo do Estado em 2014.
“Embora nós hoje podemos afirmar que isso não está posto em discussão. Nós ainda estamos na base do governo e sabemos que a governadora Rosalba Ciarlini trabalha para recuperar o prestígio do governo e disputar a reeleição. O que vai acontecer no futuro não podemos fazer previsão agora, mas o nome de Robinson Faria é simpático a uma enorme parcela do povo do Rio Grande do Norte e não seria nada do outro mundo que o PMDB, saindo da base do governo, viesse lhe apoiar”.
As declarações do ministro Garibaldi Filho sinalizam como o princípio do rompimento da aliança PMDB-DEM que pode acontecer o mais cedo possível, talvez, não chegando ao mês de janeiro de 2013.