21 de julho de 2026

Partidos políticos terão até 5 de agosto para realizar suas convenções

 A partir desta segunda-feira (20) iniciou mais um prazo do calendário eleitoral, quando os partidos políticos e as federações partidárias começarão a realizar suas convenções partidárias.

As siglas terão como prazo até o dia 5 de agosto para deliberar sobre a formação de coligações e a escolher oficialmente seus candidatos para as eleições que ocorrerão em outubro.

Neste ano, o eleitorado irá às urnas para eleger os ocupantes dos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, dois senadores por estado, deputados federais e deputados estaduais ou distritais.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os encontros partidários para essas definições podem ser realizados de forma presencial, virtual ou híbrida. Para garantir a validade das convenções, a estrutura do partido ou federação deve estar juridicamente regular na circunscrição do pleito na data do evento.

No âmbito do Rio Grande do Norte, o PL vai realizar sua convenção no dia 26 de julho, às 9h, o Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal, enquanto a federação PP-União Brasil realizará no dia 20 de julho, a partir das 10 horas, na sede do União Brasil, na rua Joaquim Victor de Holanda, nº 2227, Lagoa Nova, em Natal. Já o PT / PV / PCdoB marcaram sua convenção para o sábado (25), às 9h, na Escola Edgar Barbosa, no bairro Lagoa Nova.