4 de maio de 2026

Chuvas intensas atrapalham buscas por foragidos da Penitenciária de Alcaçuz

 As intensas chuvas caídas diariamente na Grande Natal tem atrapalhado de certa forma as buscas das forças de seguranças aos cinco fugitivos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz (SEAP), em Nísia Floresta. Esta é a avaliação da Secretaria de Administração Penitenciaria do Rio Grande do Norte.

Os apenados fugiram neste sábado (2) durante fortes chuvas, após danificarem  a cela e utilizarem uma corda artesanal (“Teresa”) para pular o muro.

Os foragidos são: Carlos Soares Alves da Silva, Jefferson Cleyton Lima da Silva, Maycon Dias Mora, Pedro Gabriel da Silva e Rodrigo da Silva Nascimento.

Segundo a SEAP, as forças de segurança foram acionadas logo após a fuga e realizam diligências para tentar recapturar os fugitivos, mas têm encontrado dificuldades em razão das fortes chuvas que caem na Grande Natal. Até agora nenhum dos cinco fugitivos foi recapturado.

O secretário Helton Edi Xavier pediu apoio da população para ajudar na recapturar dos detentos, ao mesmo tempo em que alerta que ajudar foragidos da prisão ou da polícia é crime no Brasil. Essa conduta, conhecida como Favorecimento Pessoal (Artigo 348 do Código Penal), consiste em auxiliar o autor de um crime a se esconder ou fugir da autoridade, resultando em pena de detenção de 1 a 6 meses e multa.