13 de janeiro de 2026

Fevereiro terá volume de chuvas a baixo da médica histórica no Semiárido do Nordeste

Neste verão, o mês de fevereiro será de chuvas acima da média na maior parte da região Nordeste do país, aponta a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A previsão para outras áreas do Semiárido indica um cenário de chuvas irregulares e volumes abaixo da média histórica. Algumas regiões podem ter chuvas próximas ou ligeiramente acima da média, mas a tendência geral aponta para precipitações limitadas.

 Grande parte do interior da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, e áreas do centro-sul do Piauí e oeste da Bahia devem registrar pouca chuva e temperaturas acima do normal.

Existem possibilidades de chuvas dentro ou ligeiramente acima da média em pontos isolados do centro-leste da região, como partes de Alagoas, Sergipe e leste da Bahia.

A irregularidade das chuvas está associada a fatores climáticos que, neste período, não favorecem a distribuição uniforme das precipitações na região.

Profetas da Chuva e meteorologistas sugerem que um período mais chuvoso, ou o "inverno", deve se estabelecer mais consistentemente apenas a partir de março de 2026 para o interior e o sertão da região.