20 de maio de 2025

Novo alvo da Policia Federal agora são os descontos nos empréstimos consignados

Após a deflagração da operação conduzida pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), que revelou descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS, uma nova frente de apuração se volta agora para os empréstimos consignados.

A investigação busca entender até que ponto essas operações financeiras, destinadas a aposentados e pensionistas, podem ter sido afetadas por práticas irregulares semelhantes às já identificadas com associações e sindicatos.

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo cujo pagamento é feito automaticamente por meio de desconto direto na folha de pagamento ou benefício do contratante.

No caso dos aposentados e pensionistas, as parcelas são deduzidas do valor repassado pelo INSS, o que torna a operação mais segura para as instituições financeiras e, teoricamente, mais acessível para os tomadores.

No entanto, justamente por estar vinculada a uma fonte de renda estável, essa modalidade se transformou em terreno fértil para fraudes e abusos.

Entre os problemas identificados pela CGU em relatório divulgado no início de 2024 estão averbações de empréstimos em benefícios que não eram elegíveis, contratos com taxas de juros acima do teto permitido e inserção de tarifas e seguros não autorizados nas parcelas cobradas.