27 de maio de 2024

Com obras em atraso, Linha Roxa de trem da Grande Natal sem prazo para funcionar

Construída para atender diariamente cerca de 2 mil pessoas na Região Metropolitano de Natal, a Linha Roxa, que conta com três estações de trem que vão contemplar moradores de Extremoz e São Gonçalo do Amarante, sequer entrou em operação, mas já precisa de reparos, conforme a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

A justificativa, explicou a CBTU, são “as chuvas que vêm ocorrendo em Natal desde novembro, as quais ocasionaram diversos danos à estrutura ferroviária”. A Companhia não indicou nenhuma previsão para início das operações.

A Linha Roxa, com três estações (BR-101 Norte, Guararapes e Vicunha), faz parte da ampliação da malha ferroviária da Grande Natal. A nova ferrovia se liga à antiga, entre a Estação Nordelândia e Extremoz.

A estação da BR-101/Norte será o início da Linha Roxa e funcionará como uma plataforma de transferência, tanto para descida de passageiros que vêm de Natal ou Extremoz e seguirão para as estações da Guararapes e Vicunha, na divisa da zona Norte da capital com São Gonçalo do Amarante, e vice-versa.

As obras tiveram início em setembro de 2021, com previsão inicial de término em fevereiro de 2022.