5 de abril de 2024

Aliança de partidos para apoiar Kátia Pires não passou de balão de ensaio


Balão de ensaio é um jargão jornalístico para caracterizar informação propositadamente vazada a fim de verificar de antemão possíveis efeitos de uma determinada medida.

Isso foi o que aconteceu recentemente em Parnamirim com a divulgação de que o União Brasil, PSDB, PP e Avante estariam se unindo em torno da pré-candidatura da vice-prefeita Kátia Pires.

O tiro saiu pela culatra. O PP foi o primeiro a cair fora está apoiando o nome indicado pelo prefeito Taveira – Salatiel de Souza (PL). Agora, o PP passa a ser comandado em Parnamirim pela primeira dama Alda Leda Taveira.

Depois foi o PSDB que caiu “nos braços” de Taveira, inclusive, o presidente da Câmara, Wolney França, se filiou ao partido e anunciou apoio a Salatiel.

E o Avante? Uma fonte do partido disse ao blog que está mantida incondicionalmente a pré-candidatura do ex-deputado marciano Júnior. “Podemos conversar futuramente, mas não da forma como foi colocada a aliança dos partidos”, afirmou.

Talvez, por conta do recuou dos partidos, é que o ex-senador José Agripino, presidente regional do União Brasil, mudou o discurso ao afirmar nas últimas horas que Kátia Pires tem o direito de pleitear sua pré-candidatura, mas a decisão final se ela representa o melhor projeto político para o partido ainda está em aberto e será objeto de discussão interna do partido.