26 de março de 2024

OAB diz que projeto que acaba com saidinha temporária é inconstitucional

O Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) aprovou, por unanimidade, um parecer que diz que o projeto de lei que acaba com saidinha temporária de presos em datas comemorativas, além de exigir exame criminológicos para mudança de regime , é inconstitucional.

A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados no último dia 20 em votação simbólica. O texto agora segue para sanção do presidente Lula.

O parecer da OAB será enviado ao presidente. Caso Lula sancione a proposta, a OAB diz que ingressará com uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) no Supremo Tribunal Federal (STF).

O parecer do conselheiro federa Cristiano Barreto, d8z qye o fim das saidinhas “implicará em forte obstáculo à efetivação da ressocialização dos encarcerados e configurará flagrante retrovesso em matéria de direitos humanos, que atinge o núcleo fundamental do direito da dignidade humana”.

O documento afirma que o sistema de execução criminal brasileiro baseia-se na progressão da pena, “ou seja, o cumprimento da pena é graduado desde o regime fechado, perpassando o semiaberto, até chegar ao regime aberto”.