26 de agosto de 2023

Câmara discute o fim da obrigatoriedade de frequentar autoescolas para retirar CNH

Projeto de Lei intitulado como PL 6.485/19 está sendo discutido no Congresso, com objetivo de mudar as regras para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B, acabando com a obrigatoriedade da autoescola.

Isso poderia ajudar muita gente que não consegue pagar tanto para ter sua carteira de motorista, tendo em vista que o que pesa para obter a CNH são os altos custos.

Tem lugares onde o processo todo, incluindo as aulas de autoescola e as taxas, pode chegar a custar até R$ 3 mil! Isso acaba dificultando muito para algumas pessoas conseguirem a sua carteira de motorista.

A senadora Kátia Abreu quer mudar as regras para tirar a CNH nas categorias A e B. Se a medida foi aprovada, os custos para conseguir a carteira de motorista podem ficar bem mais baratos, até 80% menos.

A nova lei retira a obrigatoriedade do pretenso motorista frequentar as autoescolas. Mas, ainda vai ser necessário fazer as provas, tanto a teórica quanto a prática. Assim, pela nova norma, quem quiser tirar a CNH vai poder estudar sozinho para a prova teórica.

Uma das ideias da proposta é acabar com a exigência obrigatória do curso teórico e prático para obter a carteira de motorista. No entanto, as autoescolas ainda poderiam oferecer esses cursos, mas de forma opcional.