20 de junho de 2023

Governo passa a exigir novos documentos para inscrição no CadÚnico

 O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome passou a exigir novos documentos para cidadãos e famílias se inscreverem ou atualizarem seus registros no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), base para o pagamento do programa Bolsa Família.

O objetivo fechar o cerco a famílias unipessoais no cadastro, após aumento desse tipo de formação familiar no último semestre de 2022.

Dentre as principais exigências de documentação estão a apresentação de documento oficial com foto para o representante da unidade familiar.

Segundo o ministério, o documento de identificação com foto pode ser o mesmo que tem o número do CPF ou do título de eleitor ou um documento adicional, caso os dois primeiros não tenham foto.

Já o comprovante de endereço pode ser conta de luz, água ou celular, por exemplo. Caso a família realmente não tenha um comprovante de residência, o responsável familiar poderá assinar uma declaração, que é de sua responsabilidade e que pode levar a punições caso seja considerada inverídica.