25 de maio de 2023

Procon faz mutirão para fiscalizar preço dos combustíveis em postos no RN

O Procon do Rio Grande do Norte iniciou na manhã desta quarta-feira (24) o "Mutirão do Preço Justo", para fiscalizar os preços praticados por postos de combustíveis em todo o estado.

O mutirão é a primeira etapa do monitoramento nacional realizado pela Secretária de Nacional do Consumidor (Senacon) para garantir que o reajuste concedido pela Petrobras nos preços da gasolina e do diesel, no último dia 16 de maio, seja aplicado no valor da comercialização dos postos. Em média, o valor da redução foi de 40 centavos.

Dividido em duas fases, o monitoramento inicial prevê a coleta de informações e preços dos postos pelo Procon estadual até o dia 26 de maio, data para o envio destas informações ao Senacon.

Com base nestes dados, a secretaria nacional irá produzir um relatório para agenda e análise de monitoramento destes estabelecimentos. A partir destes documentos, tem início a segunda fase, onde será instaurado um comitê permanente de fiscalização.

Segundo Oberdan Medeiros, Subcoordenador de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon, caso o posto esteja com os preços acima da média, é verificado ainda se houve reajuste por parte da refinaria, responsável pela entrega do combustível, e se o estoque comercializado foi adquirido pelo posto antes do reajuste.

O consumidor pode auxiliar no processo de monitoramento dos estabelecimentos do Rio Grande do Norte. Para isso, basta enviar ao Procon, por meio do WhatsApp (84 98147-3498), fotos da placa do posto de combustível e da nota fiscal, para atestar o descumprimento da nova política de preços.