8 de maio de 2023

Juiz condena o radialista Salatiel de Souza por crime de homofobia

O apresentador de televisão Salatiel de Souza foi condenado pela justiça por crime de homofobia e pagamento de danos morais contra um cidadão encarregado de fazer propaganda de uma empresa no programa Cidade Alerta. O fato aconteceu no dia 8 de dezembro de 2021.

Salatiel de Souza, em tom jocoso, se referiu ao cidadão encarregado da propaganda com palavras homofóbicas e com risadas discriminatórias. O autor fez Boletim de Ocorrência na Policia Civil  contra o apresentador.

A ação transitou no 3º Juizado Especial Cível de Natal (autos nº 0813771-37.2022.8.20.5004) e após os trâmites processuais o juiz Gustavo Eugênio da Carvalho Bezerra julgou procedente o pedido e condenou Salatiel de Souza por crime de homofobia, sentenciando: “muito embora a atitude homofóbica do promovido pareça, para ele, naturalizada, não deve ser tratada com indiferença. O modo pelo qual o requerido se refere ao autor revela diminuição de sua dignidade, ao fazer piada com sua orientação sexual para ridicularizá-lo”.

O juiz também condenou o apresentador ao pagamento de danos morais ao autor da ação no valor de R$ 4.000,00.

A ação se encontra desde 05 de dezembro de 2022, em fase de “Recurso Inominado” em Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Rio Grande do Norte.