18 de maio de 2023

Audiência pública debate implantação de bilhetagem única na Grande Natal

Uma audiência pública realizada nesta terça-feira (16) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte debateu a implantação de uma bilhetagem única no transporte coletivo da Região Metropolitana de Natal.

A ideia discutida é para integrar uma mesma passagem para os municípios, como forma de facilitar a vida dos usuários.

A proposição da audiência foi da deputada estadual Terezinha Maia (PL), que alegou que muitos usuários do transporte público reclamam do sistema utilizado atuamente. A parlamentar, portanto, propôs o debate para pensar e discutir ações que possam trazer soluções para melhorar essas condições.

"A gente está lutando pra que seja feita a integração do transporte público aqui na Grande Natal. Acompanhamos de perto o sofrimento dos usuários da Grande Natal, que é de uma região que representa quase metade da população do nosso estado", explicou a deputada.

A Grande Natal possui cerca de 1,5 milhão de habitantes e usuários do transporte público tanto da capital quanto de cidades vizinhas, como Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Nísia Floresta e Extremoz precisam pagar tarifas distintas para deslocamento entre esses municípios.

A audiência contou ainda com a participação de representantes da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), da UFRN, STTU e UMES, além de representantes de outras entidades ligadas ao tema.