10 de abril de 2023

Governo promulga lei que autoriza Caixa a administrar fundo do DPVAT

Foi promulgada a lei que autoriza a Caixa Econômica Federal a gerenciar em 2023 o fundo do DPVAT - seguro destinado a compensar motoristas e pedestres vítimas de acidentes de trânsito. A Lei 14.544, de 2023, foi publicada na edição do Diário Oficial da União do ultimo dia 5.

A norma é resultante da Medida Provisória (MP) 1.149/2022, aprovada pelo Senado no final de março. O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) foi o relator.

O DPVAT foi criado para ressarcir as vítimas de acidentes de trânsito que sofreram com morte, invalidez - permanente, total ou parcial - ou para cobrir despesas de assistência médica ou suplementares.

O seguro tinha administração instável desde 2021, quando a Seguradora Líder - empresa privada até então encarregada da administração - foi dissolvida.

Para contornar o problema, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) - autarquia federal que tem como função regular e fiscalizar o seguro DPVAT - firmou contrato diretamente com a Caixa em 2021 e 2022 por inexigibilidade de licitação. Esse contrato gerou questionamento jurídico e é alvo de ação popular na Justiça Federal.

 Fonte: Agência Senado