24 de março de 2023

Relatório aponta problemas em todas as celas de unidades prisionais do RN

 Relatório do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, ligado ao Governo Federal, aponta problemas em todas as celas de duas unidades prisionais do Rio Grande do Norte.

O órgão federal constatou que as prisões ofereciam alimentação precária, dificultavam o atendimento à saúde e não distribuíam kit higiene adequado.

"Pessoas escarravam sangue enquanto eram entrevistadas", diz Bárbara, que acrescenta que alguns presos tinham tuberculose.

Foram encontradas pessoas machucadas em todas as celas.

Policiais penais faziam triagem de presos que apresentavam sintomas de doenças. Esses profissionais, segundo a perícia, não têm a atribuição e conhecimento técnico para definir encaminhamentos médicos.

Os presos tinham acesso a água apenas três vezes ao dia, no período de 20 a 30 minutos para realizar todas as atividades: consumo, higiene, limpeza de celas (em que estão até 40 pessoas).

O relatório indicou ainda que os presos ficam na posição do "procedimento", sentadas no chão com as mãos na cabeça, quando os policiais penais dão ou não o comando de voz. Se os presos se movem são disparadas balas de borracha.

Foram vistoriadas as unidades prisionais de Ceará Mirim e no Complexo Prisional de Alcaçuz.