6 de março de 2023

Deputado apresenta projeto para proibir retenção de macas em hospitais no RN

 A retenção de macas das ambulâncias do Samu, do Corpo de Bombeiros Militar e de outras unidades móveis pré-hospitalares de atendimento de urgência por parte de hospitais poderá ser proibida através de lei.

O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) apresentou Projeto de Lei para proibir a prática por parte das unidades de saúde.

De acordo com a proposta, o diretor-geral do hospital, clínica, ou congênere que retiver a maca será responsabilizado com cobrança de multa no valor de R$ 5 mil.

O projeto ainda detalha que, em caso de reincidência, a multa estipulada será aplicada em dobro.

Já o profissional da ambulância, constatando a retenção da maca, deverá comunicar imediatamente à instituição a que está vinculado para que a mesma notifique a direção do hospital infrator e a Secretaria Estadual de Saúde de forma que esta proceda às ações punitivas contra a direção hospitalar que deu causa à retenção da maca.

Ubaldo Fernandes ressalta que a retenção de maca prejudica o trabalho de todos os profissionais envolvidos no atendimento pré-hospitalar, que, às vezes, ficam por horas à espera da liberação da ambulância.