19 de fevereiro de 2023

Secretaria recomanda ampliação de ações de prevenção à saúde no carnaval no RN

 A Secretaria Estadual de Saúde Pública emitiu nota informativa orientando os municípios que terão carnaval público a realizarem ações de promoção à saúde, prevenção a doenças, cuidados assistenciais e redução de danos, com o objetivo de oferecer um Carnaval com diversão e proteção.

Entre as ações recomendadas estão, principalmente, a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com pontos de distribuição de preservativos e folders

As equipes devem atuar prioritariamente em locais e horários de desfiles de blocos e outros eventos licenciados. Para os locais de grande concentração de eventos é sugerida a criação de pontos fixos.

Também está incluída a testagem rápida e a disponibilização de vacinas em locais de fácil acesso, para mitigação de novos casos de covid-19.

Outra recomendação é reforçar a vistoria de restaurantes e hotéis da cidade para orientação de boas práticas em relação a alimentos a serem comercializados nas festividades, além do aspecto ambiental e de segurança, de substituir as garrafas de vidro durante o carnaval.