9 de fevereiro de 2023

“Golpe do Renavam” vem aumentando na compra e venda de veículos

Quadrilhas especializadas vêm aplicando golpes durante o processo de compra e venda de veículos

É o golpe do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), número de identificação do veículo, onde os criminosos se passam por pessoas interessadas em comprar um determinado veículo.

Os bandidos iniciam conversas com anunciantes individuais e pedem o número da placa - se já não estiver exposto na foto - e do Renavam, com o argumento de que vão consultar eventuais débitos ou pendências vinculadas àquele veículo.

A partir daí, conseguem mais informações sobre o proprietário, podendo aplicar inúmeros tipos de golpes e até clonar o carro.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) orienta que, antes de comprar um carro usado, realmente é importante fazer uma consulta sobre possíveis débitos, bloqueios, restrições e histórico de vistorias do veículo no site do órgão.

Para isso, é necessário inserir a placa e o número do Renavam. No entanto, é importante saber quem está recebendo esses dados, pois podem ser criminosos com segundas intenções.

Especialistas explicam que é ainda mais perigoso compartilhar o número do chassi, uma vez que, além de não ser uma informação essencial para conclusão da negociação, ainda pode ser utilizada em veículos clonados, normalmente frutos de roubo e/ou furto.