30 de janeiro de 2023

Rogério Marinho não é o favorito para a eleição no Senado Federal

Diferentemente do que toda mídia do Rio Grande do Norte vem divulgando, o senador eleito Rogério Marinho (PL-RN) não é o favorito para vencer a eleição para a presidência de Senado Federal. O favorito é o atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tem apoio do Planalto.

Para garantir o cargo, são necessários os votos de ao menos 41 senadores do total de cadeiras da Casa, na eleição que acontece no próximo dia 1º de fevereiro.

Rodrigo Pacheco, montou um bloco com PSD, MDB e União Brasil para disputar a reeleição. Somados, o grupo tem 35 senadores, seis a menos que o número necessário para ser eleito.

Para Renan Calheiros (MDB-AL), um dos apoiadores de Pacheco, ele deve ser reeleito sem sobressaltos. “A expectativa é de que ele (Pacheco) tenha mais de 50 votos, podendo chegar a 55”, disse.

O Partido Liberal anunciou, na manhã deste sábado (28), a formação de um bloco parlamentar de apoio à candidatura do senador eleito Rogério Marinho (PL-RN) à presidência do Senado. Nos cálculos do Partido Liberal (PL), hoje o senador potiguar tem 31 e aposta em traições.