23 de janeiro de 2023

Obras na Reta Tabajara se arrastam há quase uma década sem conclusão

Aguardadas desde 2014, as obras da Reta Tabajara, uma das vias mais importantes para escoamento da produção do Rio Grande do Norte, segue a passos de tartaruga em 2023.

A última entrega aconteceu em abril do ano passado, quando foi inaugurada uma etapa de 4,6 quilômetros da duplicação. A obra ficou de fora do plano de ações prioritárias do Governo Federal, anunciado pelo ministro de Transportes Renan Filho.

A previsão para conclusão das obras nos 16,6 quilômetros de extensão da via pública ficou para este ano, de acordo com Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit).

No entanto, o “Plano de 100 Dias” anunciado pelo Ministério dos Transportes com orçamento de R$ 1,7 bilhão para aplicação em rodovias, pontes e viadutos até abril não contempla o Rio Grande do Norte.

Prestes a completar uma década do início das intervenções, moradores e motoristas que passam pela região temem que a obra sofra novos atrasos. Para quem passa diariamente pelo trecho, o desafio é ter paciência.

Com apenas cerca de 17 quilômetros de extensão, a Reta Tabajara começa entre o entroncamento das BRs-304 e 226.

É considerada uma das principais rotas de escoamento da produção potiguar e interligação entre o Porto de Natal, Aeroporto Internacional Aluízio Alves e a conexão entre a capital do Estado e a região Oeste, em especial Mossoró, próximo a Fortaleza.