28 de dezembro de 2022

Presos do regime semiaberto têm horário de saída estendido no fim do ano

Cerca de 2 mil presos do regime semiaberto do Rio Grande do Norte, que usam tornozeleira eletrônica, estão tendo direito a horário estendido neste final de ano, segundo portaria da 1ª Vara de Execuções Penais do RN.

Ao invés de retornarem às suas residências às 20h, os presos ficam autorizados a voltar para casa às 00h. A autorização engloba o período de 24 a 31 de dezembro.

A medida não contempla todos os presos do regime semiaberto do Estado, pois segundo a Seap apenas a Vara de Execuções Penais de Natal emitiu portaria semelhante. O texto é assinado pelo juiz Henrique Baltazar dos Santos.

“Os presos do regime fechado, incluindo os provisórios, não têm esse direito não”, explica o magistrado.

A portaria aponta ainda que nenhum apenado necessitará de autorização específica para viajar a outra cidade no período da saída temporária.

Porém, os apenados não cometer qualquer infração que configure crime ou contravenção penal; não frequentar lugares onde se praticam condutas ilícitas, como locais onde se usam ou vendem drogas ou exista jogo ilegal ou prostituição; não ingerir bebida alcoólica, drogas ilícitas ou qualquer substância de efeito análogo; recolher-se à sua residência até 24h, diariamente.