2 de dezembro de 2022

MP pede apreensão de veículos em manifestos de eventos antidemocráticos

O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira,  pediu a identificação dos 177 veículos que participaram dos eventos antidemocráticos dos dias 5 e seguintes do mês de novembro de 2022 naquele estado, além da aplicação de multas.

O MP estadual solicita também a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso que façam a apreensão de todos os bens móveis, de logística, apoio e consumo, que estiverem em poder dos manifestantes e que identifiquem todos os que estão financiando ou organizando os eventos antidemocráticos.

Além disso, o MP afirmou que a ação dos manifestantes tem colocado em risco a vida das pessoas, uma vez que diversos acidentes têm ocorrido nas estradas de Mato Grosso em razão dos bloqueios.

“Embora a situação pareça controlada, o fato é que se veiculam notícias de que novos atos antidemocráticos venham a ocorrer nos próximos dias (ameaça de direito), gerando situação de insegurança em face das ameaças ao livre exercício do direito de ir e vir. Em muitos locais os manifestantes permanecem acampados em defesa de intervenção militar, desiderato esse criminoso por atentar contra o Estado Democrático de Direito”, disse.

O que parece, segundo o MP, é que as medidas adotadas pelo Supremo Tribunal Federal “não têm sido suficientes para barrar o movimento, sendo que os manifestantes vêm causando incontáveis transtornos”.