18 de dezembro de 2022

Governo do Estado deve retirar da pauta da AL o projeto para aumentar ICMS

 A decisão do Congresso Nacional em derrubar vetos aos dispositivos da Lei Complementar 194/2022, garantindo que o Governo Federal compense os estados que tiveram perdas ocasionadas pela redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pode fazer a governadora Fátima Bezerra (PT) recuar em relação à proposta que encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado para aumentar a alíquota do imposto para o contribuinte potiguar.

Na última sexta-feira (16), a bancada de sustentação do governo na Assembleia Legislativa esteve na governadoria. Os parlamentares foram tentar sensibilizar a governadora a retirar o projeto da pauta.

Aliás, o governo estadual está cada dia mais isolado em defesa do reajuste do imposto. A maioria das entidades privadas tem se posicionado contra a medida de aumento do ICMS.

A justificativa dos parlamentares governistas é que a União foi obrigada pelo Congresso Nacional a fazer o repasse de compensação para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e também transfira dinheiro suficiente para que os estados atinjam os percentuais mínimos exigidos para as áreas de educação e saúde, compensando perdas do ICMS após a redução da alíquota para combustíveis, energia elétrica e telecomunicações, imposta pelo Governo Federal em julho.

A tendência é que haja um consenso  e a matéria possa ser retirada de pauta nesta segunda-feira.