5 de dezembro de 2022

Deputado do PT propõe que uso político da bandeira do Brasil seja proibido

 O deputado Márcio Macêdo (PT-SE) enviou à Câmara um projeto de lei para vedar o uso político de símbolos brasileiros, como a bandeira e o hino.

Segundo o parlamentar, a intenção é poupar essas representações de eventuais "desgastes".

Macêdo argumenta que a banalização da bandeira foi vista nas últimas eleições. O deputado deseja proibir a manipulação política desses símbolos independente de partido. Ou seja, se o projeto for aprovado, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não poderia incluir a bandeira ou o hino em propagandas presidenciais.

“É o que temos visto ultimamente nas eleições, quando determinados grupos se utilizam de símbolos nacionais para gerar a divisão entre os brasileiros, propagar o ódio, a discórdia e as notícias falsas, até mesmo para fazer apologia ao nazismo, de cuja derrota o Brasil participou de forma tão heroica em solo europeu, sob o manto de nossa bandeira”, afirma.

A politização de símbolos nacionais se intensificou no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), com diversos apoiadores dele indo às urnas utilizando as cores da bandeira para sinalizar sua preferência.