16 de novembro de 2022

“Tripledemia”, a epidemia de três vírus que já atinge o Brasil

Depois de causar preocupação ao sistema de saúde dos Estados Unidos, as infecções respiratórias causadas pela epidemia de três diferentes vírus, a chamada "tripledemic" - ou tripledemia-, também alertam infectologistas no Brasil. Tripledemia é a coexistência de três epidemias virais respiratórias. Os vírus são: Sars-Cov-2, causador da covid-19, VRS (vírus sincicial respiratório) e influenza, da gripe.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, além dos Estados Unidos - país mais atingido no hemisfério norte -, as nações do hemisfério sul mais afetadas são Argentina, Chile, Uruguai e Brasil.

Infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Rosana Richtmann, os cuidados devem ser o uso de máscara pelas pessoas em situação de risco: tanto os idosos e pacientes com comorbidades, quanto quem precisa visitar um grupo de risco.

“Evitar aglomeração nesses momentos e higienizar as mãos com muita frequência; se estiver com sintomas de alguma doença respiratória, evitar contato com outras pessoas neste período”,  adverte.