25 de novembro de 2022

Representações pedem a MPF e TCU investigação e volta de carros-pipa

Senadores do PT e de outros partidos apresentaram ontem duas representações no MPF (Ministério Público Federal) e no TCU (Tribunal de Contas da União) cobrando o retorno imediato do envio de recursos e da Operação Carro-Pipa, que leva água potável às famílias no semiárido nordestino há mais de 20 anos.

As representações usaram como base a reportagem que mostrou que a Operação Carro-Pipa  -uma parceria entre Exército Brasileiro e MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional) -  teve os recursos cortados logo após a eleição, afetando 1,6 milhão de pessoas da zona rural. Elas têm direito à água potável e vivem em municípios em estado de emergência ou calamidade pública por estiagem ou seca.

Para os senadores, o corte está "impactando grave situação de insegurança hídrica e direta ameaça à vida das populações locais do semiárido brasileiro".

Eles também cobram abertura de investigação sobre os motivos que levaram à suspensão do programa essencial para a vida dos sertanejos que vivem em áreas rurais.

Eles pedem aos órgãos "medidas de tutela de urgência para obrigar a União, através das pastas ministeriais responsáveis, a adotar, sem quaisquer delongas, todas as medidas necessárias à retomada e contínua entrega de água potável à população do semiárido do Nordeste, incluindo pedido de imputação de medidas coercitivas e sancionatórias em caso de eventual descumprimento".