12 de novembro de 2022

Projeto do MPE atua na capacitação e reinserção de socioeducandos em Natal

O Ministério Público do Rio Grande do Norte criou o projeto “Resgatar”, que atua na profissionalização de jovens que cumprem medidas socioeducativas no estado.

No Estado, menores  e adolescentes que tenham cometido atos infracionais  são atendidos pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase/RN), a entidade responsável pela gestão do sistema socioeducativo estadual e pela execução de medidas socioeducativas em meio fechado (internação e semiliberdade), além da promoção de políticas públicas voltadas à defesa dos seus direitos.

Responsável por coordenar o projeto Resgatar, o promotor de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente, Manoel Onofre Neto, informou que a razão dessa iniciativa foi o entendimento de que a profissionalização é um dos aspectos mais importantes na construção da cidadania em socioeducandos, com base no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Um dos objetivos do projeto Resgatar é despertar em jovens o sentimento de capacidade de melhorar a própria condição social, segundo o promotor Manoel Onofre Neto.

Para a realização do projeto, o MPT disponibilizou recursos financeiros provenientes de indenizações trabalhistas, multas e outros recursos, no valor de R$ 80 mil e a Fundase/RN responsabilizou-se por fornecer espaço físico e equipamentos necessários e adequados para o desenvolvimento de cursos profissionalizantes e atividades de cultura, lazer, saúde e valorização social, ofertados pelas instituições do Sistema S.