21 de novembro de 2022

Procurador Geral convoca gabinete de crise para conter avanço de movimentos golpistas

O procurador-geral da República, Augusto Aras, convocou reunião do gabinete de crise do Ministério Público Federal para esta segunda-feira (21) às 10h para tratar do avanço dos movimentos golpistas pelo Brasil e atos que questionam o resultado da eleição que deu vitória a Luiz Inácio Lula da Silva.

Os movimentos, tanto nas ruas quanto nas redes sociais, também atentam contra as instituições democráticas, pedem intervenção militar e apoiam o presidente Jair Bolsonaro.

O gabinete de crise foi criado inicialmente para contar atos golpistas nas vésperas do Sete de Setembro do ano passado e segue monitorando esses grupos.

Aras quer conversar também com integrantes do Ministério Público Federal nos estados e com o Ministério Público nos estados.

A reunião desta segunda-feira servirá para mapear a situação nacional e nos estados e, a partir do cenário, avaliar uma estratégia para conter os movimentos - que pode significar pedidos de prisão contra grupos extremos e combater os financiadores de atos antidemocráticos.