26 de novembro de 2022

Julgamento de Lagartixa é adiado no TSE; deputado eleito não deverá tomar posse

O julgamento sobre o indeferimento do registro da candidatura do deputado estadual eleito Wendel Fagner Cortez (PL), o Lagartixa, não tem data para ser apreciado.

O Tribunal Superior Eleitoal, que iniciaria a apreciação remota da matéria na sexta-feira (25), retirou a matéria de pauta.

A decisão sobre o indeferimento do registro ocorreu no dia 20 de outubro. Na decisão, Ricardo Lewandowski disse que “a conclusão a que se chega é a de que o crime pelo qual Wendell Fagner Cortez de Almeida foi condenado – posse de munição de uso restrito – é classificado como hediondo”.

A tese, contudo, é contestada pela defesa de Lagartixa, através do advogado  Donnie Santos.

Para que Lagartixa volte à condição de eleito, é necessário que pelo menos 4 dos 7 ministros do TSE decidam por reverter a decisão de Lewandowski.

Caso contrário, Lagartixa não será diplomado e, em seu lugar, será conduzido à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte mais uma vez o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), que é o primeiro suplente do PSDB e o primeiro entre os suplentes que teriam atingido pelo menos 20% do total do quociente eleitoral, superando a cláusula de desempenho.