23 de novembro de 2022

Horto Municipal inicia reaproveitamento de resíduos provenientes das podas

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Parnamirim, com o objetivo de angariar medidas sustentáveis para o meio ambiente, iniciou o processo de compostagem dos resíduos de poda das árvores, galhos e folhas recolhidos das ruas e praças do município.

A compostagem é realizada no Horto Municipal, localizado em Passagem de Areia. Após ser recolhido, esse material segue para trituração.

Depois esses resíduos orgânicos são montados em leiras, passam por um processo predominantemente aeróbio (com presença de oxigênio) e, por fim, sofrem sessões de reviramento e aguação sob a luz solar com a temperatura chegando a 75 graus.

Além do Horto Municipal, está em funcionamento a segunda unidade desse serviço de reaproveitamento que fica no anexo da Escola Municipal Hélio Galvão e também está trabalhando com leiras de compostagem. Existe um projeto para a futura criação de mais três unidades que poderão ser instaladas em Cajupiranga, Nova Parnamirim e Emaús no Parque das Orquídeas.

Esse material é doado, sem nenhum custo, para que possa ser utilizado como forragem de solo e também como adubo para plantas frutíferas.