8 de novembro de 2022

Equipe de Lula debate com governadores se mantém "baixo" o ICMS da gasolina

Considerada uma das medidas do Governo Bolsonaro que o ajudou a equilibrar a disputa eleitoral com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a alíquota baixa do ICMS da gasolina não deve continuar no próximo ano.

Afinal, ela foi duramente criticada pelos governadores que, agora, serão ouvidos pelo presidente eleito para saber se o percentual poderá seguir em 18% ou não.

Segundo a imprensa nacional, a equipe do presidente eleito tem prometido aos governadores que no fim da próxima semana uma reunião irá ocorrer para tratar do Imposto. As informações são de parlamentares e de aliados do petista.

O Governo do Rio Grande do Norte, vale lembrar, é forte crítico a redução do imposto, tanto que chegou a responsabilizar o "rombo" deixado pela medida ao atraso no repasse dos empréstimos consignados ao Banco do Brasil.

Contudo, segundo a CNN Brasil, nem tudo está perdido. Há possibilidade da alíquota ser mantida, desde que o Governo Federal se responsabilize pela compensação do rombo deixado.

Mas, antes, a ideia é que os governadores comecem a discutir com o novo governo qual das propostas é mais fácil de sair do papel. Os gestores também pediram ao STF que o governo do PT participe da comissão formada pela Corte para tratar do assunto.