29 de novembro de 2022

Contribuintes de Natal terão desconto de 16% no IPTU para pagamento à vista

A Prefeitura de Natal publicou decreto normativo sobre o recolhimento do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para o exercício de 2023.

Conforme estabelecido, os contribuintes que optarem por antecipar o pagamento à vista do imposto terão um desconto de 16%.

O desconto é válido para quem fizer o pagamento até dia 5 de janeiro do ano que vem.

Terão essa opção os contribuintes que estão em dia com o Fisco Municipal, ou seja, não podem ter créditos tributários com vencimento ocorridos até 31 de dezembro de 2022 ou créditos não tributários vencidos e inscritos em dívida ativa do município, cujos vencimentos tenham ocorrido no mesmo período de 2022.

Os pagamentos poderão ser efetuados utilizando-se as ferramentas do sistema PIX, através da leitura do QR-Code presente nos Carnês ou nos Documentos de Arrecadação Municipal, em qualquer instituição financeira autorizada pelo Banco Central ou com a leitura do código de barras convencional nos canais eletrônicos do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Lotéricas e Correspondentes Bancários.

O cidadão também poderá parcelar o valor em 10 vezes, sendo estas parcelas iguais e sucessivas acrescidas de 1% ao mês, lembrando que o desconto incide sobre o IPTU, excluindo taxa de lixo e de iluminação pública.