18 de outubro de 2022

Solidariedade aprova fusão com o PROS e deve ter implicações no RN

 Partidos políticos do país que não alcançaram a cláusula de barreira nas eleições de 2022, já discutem a fusão ou incorporação para não perderem o direito aos fundos partidário e eleitoral, com reflexos nos Estados.

O presidente do Solidariedade no Rio Grande do Norte, deputado estadual Kelps Lima, informou que a Executiva Nacional do partido aprovou nesta segunda-feira (17) a incorporação do  PROS.

Mesmo não tendo eleito nenhum deputado federal, o Solidariedade do Rio Grande do Norte teve o melhor  desempenho na eleição proporcional do Brasil,  pois obteve 169.556 dos votos válidos (9,07%), à frente do Piauí (4,73%), Pernambuco (4,13%), que aparecem em segundo e terceiro lugares e até de São Paulo (1,65%).

Pelo fato de se tratar de uma incorporação partidária, ficam preservados o número (77) e o nome do partido Solidariedade.

O partido que conta atualmente com três deputados na Assembleia Legislativa, reduziu a bancada a dois deputados depois do pleito do primeiro turno, a reeleita deputada Cristiane Dantas e o novo deputado eleito Luiz Eduardo Bento, ex-prefeito de Maxaranguape.