17 de outubro de 2022

Consignados de servidores estaduais seguem sem prazo para retorno no RN

Os empréstimos consignados para os servidores do Governo do Estado seguem sem prazo para retorno no Banco do Brasil.

O serviço está suspenso há pelo menos dois meses em virtude de o Governo não repassar à instituição financeira os valores já descontados no contracheque dos servidores.

“Desde agosto estamos experimentando uma queda na casa de R$ 80 milhões na arrecadação do ICMS, proveniente da leis e das decisões que reduziram as bases de cálculo e as alíquotas dos ICMS de energia, comunicações e combustíveis. Estamos com um pequeno valor em aberto referente ao vencimento de setembro, o que ocasionou o bloqueio” , informa o secretário de Tributação do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier.

Ainda segundo o titular da Tributação, o Governo do Estado já está em contato com o Banco do Brasil para resolver a situação.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte (Sinsp-RN), Janeayre Souto, os servidores públicos estão sendo “penalizados” com a medida e que o não repasse por parte do Executivo aos bancos se configura como uma “apropriação indébita”.