25 de setembro de 2022

Rio Grande do Norte retoma produção de algodão na região do Seridó

 Conhecido pela alcunha de “ouro branco”, o algodão, produto que é símbolo da história da economia do Rio Grande do Norte, está voltando à cena.

Com novas técnicas de cultivo e através de parcerias que garantem a venda de toda a produção, o branco das plumas voltou a fazer parte das plantações pelo Seridó através dos projetos “Algodão Agroecológico Potiguar”,  e “AgroSertão”. Com as duas iniciativas, o Estado produziu neste ano 280 toneladas de algodão, movimentando cerca de R$ 1,5 milhão. São mais de 500 hectares de terra utilizados por 415 agricultores.

Em 2023, produção de algodão no Estado pode superar as 700 toneladas. “Trabalhamos na perspectiva de expansão do cultivo”, diz Alessandro Nunes, Coordenador de Agroecologia e Convivência com o Semiárido (CACS)

O  Projeto Algodão Agroecológico Potiguar – executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN) é que abrange maior parte desses números.