9 de setembro de 2022

PRE recorre de decisão que deferiu candidaturas de Ezequiel Ferreira e João Maia

 A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) recorreu da decisão da Justiça Eleitoral que deferiu os registros de candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), e do deputado federal João Maia (PL).

No caso de Ezequiel Ferreira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deferiu o registro de candidatura à reeleição dele no dia 1º de setembro, por seis votos a zero, afastando inelegibilidade suscitada no parecer do procurador regional Eleitoral, Rodrigo Telles de Souza, apontando a inelegibilidade do porque não teria se afastado da presidência da Fundação Djalma Marinho, responsável por administrar o  canal da TV Assembleia.

No mesmo dia, o TRE entendeu também por unanimidade que a doação eleitoral, realizada por João Maia na eleição de 2010 em benefício de sua própria candidatura, não configurou abuso de poder econômico ou quebra da isonomia entre os candidatos, pois a origem do dinheiro era lícita e a candidatura podia receber a doação dentro dos limites legais. Dessa forma, também liberou a candidatura dele.