20 de setembro de 2022

Governo Federal anuncia que fará pente-fino no Auxílio Brasil

O Ministério da Cidadania anunciou um pente-fino nos beneficiários do Auxílio Brasil em setembro. Quem estiver irregular perde o benefício.

De acordo com o site do ministério, o processo é realizado por meio da verificação periódica das informações das famílias elegíveis e beneficiárias do Auxílio Brasil registradas no Cadastro Único.

São três grupos neste momento que serão investigados: grupos 4, 5 e 6. O grupo 4 inclui famílias que já tiveram inconsistências cadastrais neste ano e voltaram a ter problemas cadastrais pelo mesmo motivo. Neste grupo, o benefício que estiver irregular será imediatamente cortado.

O grupo 5 inclui todas as famílias cujo responsável familiar precisa atualizar o cadastro em setembro. A partir de outubro, o benefício de quem não resolver as pendências cadastrais será bloqueado por até dois meses. Se em dezembro os problemas continuarem, pode ser cancelado.

O grupo 6 inclui famílias que não recebem o Auxílio Brasil e que têm dados inconsistentes no CadÚnico - o que impede que recebam o benefício. Neste grupo, quando um beneficiário descumpre algumas das condições para continuar recebendo o benefício, primeiro ele recebe uma advertência, depois tem o benefício bloqueado, suspenso e por último cancelado.