15 de setembro de 2022

Estado e 6 municípios solicitam auxílio para gratuidade de transporte público de idosos

O Estado do Rio Grande do Norte e seis municípios potiguares solicitaram auxílio do governo federal para gratuidade do transporte público de idosos. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento Regional.

O prazo para a solicitação terminou na última sexta-feira (9). As prefeituras potiguares que apresentaram propostas foram Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Passagem. O valor que cada ente irá receber ainda não foi divulgado.

A ação instituída por meio de uma emenda constitucional em 2022 prevê auxílio R$ 2,5 bilhões em recursos da União para o custeio da gratuidade de maiores de 65 anos em sistemas regulares de transporte público coletivo urbano, semiurbano ou metropolitano no país.

O valor será repassado de forma proporcional à população maior de 65 anos residente nos municípios brasileiros que têm serviço de transporte "intramunicipal" regular em operação.

Em todo o país, foram enviados 777 planos de ação, por prefeituras, 19 por governos estaduais, e um pelo Governo do Distrito Federal.