25 de agosto de 2022

Profissionais de enfermagem do RN realizam paralisação nesta quinta-feira

Os profissionais de enfermagem do Rio Grande do Norte vão paralisar suas atividades por 24h, nesta quinta-feira (25), pela derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro (PL), a Lei nº. 14.434 que institui o Piso Salarial da Enfermagem.  No início de agosto, o chefe do executivo sancionou o projeto de lei (PL) 2564/20, que institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

No caso dos primeiros, o piso passou a ser de R$ 4.750. Para técnicos, o valor deve ser correspondente a 70% dessa marca, enquanto auxiliares e parteiras tem direito a 50%.

Com a paralisação de advertência, os serviços de saúde do Rio Grande do Norte serão afetados durante todo o dia, mas respeitando o limite de 30% do efetivo operacional na assistência para casos de urgência e emergência.

A reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde do estado (Sindsaúde/RN), junto aos profissionais de enfermagem, é de maior celeridade ao Estado e dos municípios para implantar, o quanto antes, a Lei que garante o novo salário a enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras de todo o Brasil.

No Rio Grande do Norte, a programação do ato inicia com concentração, às 9h, no Hospital Walfredo Gurgel, com apresentações culturais e palestras com os advogados da assessoria jurídica do sindicato.