25 de agosto de 2022

MPE pede a impugnação das candidaturas de Ezequiel Ferreira e Francisco do PT

O Ministério Público Eleitoral já apresentou um total de 50 ações de impugnação ao registro de candidatura (Aircs) no Rio Grande do Norte.

São alvos de questionamentos , entre outras, as impugnações do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), do deputado estadual Francisco do PT, deputado federal João Maia, ex-governador Robinson Faria, e do candidato a vice-governador da  coligação Muda RN, Ivan Lopes Júnior, “Ivan Jr” (União), por não estar quite com a Justiça Eleitoral, em razão de uma multa eleitoral ainda não paga.

Já o candidato à reeleição, Ezequiel Ferreira a Procuradoria Regional Eleitoral pede a intimação do partido para se manifestar sobre a informação de que o parlamentar ocupa a Presidência da Fundação Djalma Maranhão - que aparentemente seria uma fundação pública - e, sendo assim, deveria ter se desincompatibilizado seis meses antes do pleito.

Segundo o TRE, há registros recentes da assinatura de Ezequiel em documentos dessa fundação, inclusive agora em agosto. A defesa do deputado afirmou que não há risco de perda da candidatura.

O postulante à Assembleia Legislativa, Francisco Assis de Medeiros, “Francisco do PT”, foi um dos alvos de impugnação, por se encontrar inelegível. Quando prefeito de Parelhas, no mandato de 2009 a 2012, ele teve rejeitada a prestação de contas relativa a um convênio firmado com o Ministério do Turismo, que previa repasses de R$ 100 mil para o “14º Arraiá da Zona Sul”. O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou direcionamento indevido da contratação e determinou pagamento de multa e ressarcimento dos valores recebidos.