17 de agosto de 2022

MPE pede impugnação das candidaturas de João Maia e Pedro Lopes

O Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação da candidatura do deputado federal João Maia (PL).

O MP alega que João teve uma condenação transitada em julgado por doação irregular em 2018 e que isso gera inelegibilidade.

De acordo com o blog de Gustavo Negreiros, a situação dificulta também a vida do ex-governador Robinson Faria e do deputado General Girão, afinal eles precisam dos votos do ex-banqueiro para atingir o quociente eleitoral.

Em nota, João Maia afirmou que não possui nenhuma pendência com a Justiça, pois a multa em vigor vendo está sendo paga regularmente.

O MPE também apresentou à Justiça Eleitoral ação de impugnação contra a candidatura do auditor fiscal Pedro Lopes a deputado estadual.

Na ação, o procurador regional eleitoral, Rodrigo Telles de Souza, afirma que Pedro, que foi controlador-geral do Estado durante a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), não está filiado a nenhum partido político, apesar de ter solicitado registro como candidato pelo PT.

Em manifestação no processo, Pedro Lopes juntou cópia da sua ficha de filiação ao PT, realizada em 25 de março. Ele diz na ação que provavelmente houve erro do partido no envio da lista dos filiados.