1 de agosto de 2022

Horário eleitoral gratuito no rádio e TV vai começar a partir de 26 de agosto

O horário eleitoral gratuito da campanha deste ano vai começar a ser exibido no rádio e na TV aberta de todo o país a partir de 26 de agosto às 13h e às 20h nos canais de televisão. Nas emissoras de rádio, as exibições são feitas às 7h e às 12h.

Às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, os candidatos à Presidência terão 25 minutos por dia, divididos em duas janelas, para a exibição de suas propagandas na TV e no rádio.

As propagandas dos candidatos aos demais cargos são exibidas nos horários eleitorais dos demais dias da semana.

Além disso, os partidos têm direito às inserções avulsas, ou “pílulas”, de 30 a 60 segundos distribuídas durante a programação. Os veículos reservarão 14 minutos diários, entre as 5h e a meia-noite, para que os presidenciáveis veiculem os materiais.

Considerada a aliança entre PT, PSB, PCdoB, PV, PSOL, Rede e Solidariedade, o ex-presidente Lula somaria pouco mais de três minutos e 11 segundos de propaganda por bloco às terças, quintas e sábados. Além disso, teria sete inserções de 30 segundos por dia.

Simone Tebet, do MDB, conta também com a federação PSDB-Cidadania em sua base somaria  um minuto e 53 segundos a cada bloco, além de quatro inserções.

Caso não forme alianças nacionais, o pedetista Ciro Gomes poderá chegar, ao todo, 48 segundos do bloco e uma inserção diária.

Os demais pré-candidatos devem ter menos de 20 segundos de propaganda eleitoral às terças, quintas e sábados e não contam com segundos suficientes para emplacar inserções diárias.