17 de agosto de 2022

Governo Bolsonaro abre poços, mas obras param na metade no Nordeste

Uma das principais promessas do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) para o Nordeste, a escavação para levar água potável aos municípios carentes da substância na região não foi cumprida, e o que restou foi um "cemitério de poços abandonados" pelos estados nordestinos. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

De acordo com a publicação, as obras até foram iniciadas, mas pararam pela metade, ou seja, não foram concluídas. Em alguns casos, os poços prometidos por Bolsonaro e anunciados como uma "força-tarefa das águas" estão lacrados.

Relatos de moradores ao jornal apontam que há lugares nos quais os poços não têm bombas para retirar o líquido, enquanto outros municípios possuem o equipamento, mas sem potência suficiente para a retirada da água até as casas dos moradores.

Também há casos em que quando a água chega, ela é salobra. Os principais afetados são aqueles que residem na zona rural.

Conforme o Estadão, a "força-tarefa das águas" envolveu três órgãos:

Dnocs, a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).

As licitações para os contratos "são genéricas", segundo o jornal. Parte dos editais sequer informam a localidade onde o poço deve ser perfurado. No total, os pregões para a abertura dos poços soma um total de R$ 1,2 bilhão.