9 de agosto de 2022

Em carta, OAB diz não ser “apoiadora ou opositora de governos”

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) elaborou um manifesto em defesa da democracia na qual ressalta não ser “apoiadora ou opositora de governos”, mas que tem credibilidade para amparar o estado democrático de direito.

O texto é intitulado “Manifesto à nação em defesa da democracia”. Nele, a entidade diz defender “eleições livres e limpas, com a prevalência da vontade expressa pelo eleitorado por meio do voto - o que vale para todos os cargos em disputa”.

Maior instituição civil brasileira, com quase 1,3 milhão de inscritos, a Ordem seguirá cumprindo com as missões que lhe são atribuídas pela Constituição Federal: representar a advocacia e ser guardiã do Estado Democrático de Direito.

A OAB não é apoiadora ou opositora de governos, partidos e candidatos. Nossa autonomia crítica assegura credibilidade e força para nossas ações de amparo ao Estado Democrático de Direito. Defendemos e protegemos a democracia. Esse é o compromisso da OAB, de sua diretoria nacional e de seus conselheiros federais.