6 de julho de 2022

Torre de energia eólica causam danos ambientais silenciosos, diz pesquisa

A instalação em grande escala de parques eólicos na região Nordeste se tornou motivo de preocupação para pesquisadores do tema, que dizem que o avanço do setor ao longo das últimas duas décadas ocorreu sem minimizar corretamente os danos ambientais.

Pesquisas revelam impactos como desmatamento e redução na movimentação de dunas e da recarga de lençóis freáticos. Os problemas começam antes da obra, quando há desmatamento, em muitos casos, para construção de estradas para que caminhões pesados passem.

O impacto afeta o ecossistema. "Raios solares sobre o asfalto acumulam muito mais calor maior que um solo exposto com argila e areia", diz o o professor e pesquisador da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Rodrigo Guimarães, que reforça que a instalação das fundações muda a dinâmica natural das dunas por conta dos aterros e estruturas de suporte às torres.

"Além disso, a utilização de água subterrânea em grande quantidade diminuindo o aporte [de água] de ecossistemas, como lagoas costeiras e manguezais", diz.

Segundo a Abeeólica (Associação Brasileira de Energia Eólica),os parques construídos no Brasil respeitam as legislações ambientais e são erguidos sempre tentando reduzir os impactos ambientais para se "conviver de forma compatível com a preservação dos principais recursos ambientais do território".