12 de abril de 2022

Parnamirim e Macaíba se unem no combate ao descarte irregular de resíduos sólidos

Servidores das prefeituras de Parnamirim e Macaíba realizaram, nesta segunda-feira (11) uma visita de campo a uma área de descarte de resíduos da construção civil no município de Macaíba.

As duas cidades vem sofrendo com o despejo indevido de lixo, metralha e material com potencial lesivo ao meio ambiente, um problema típico das cidades em crescimento.

O descarte irregular de resíduos sólidos é um problema que persegue as grandes cidades, já que, como estão em crescimento, o montante de metralha e material excedente da construção civil tem volume e constância consideráveis.

O lançamento do material que sobra de reformas e construções direto no solo compromete a paisagem e o ecossistema da região, incentiva a formação de lixões em áreas de mata, contamina o lençol freático e serve de abrigo para a proliferação de mosquitos vetores de doenças.

O correto é que o responsável por toda e qualquer obra contrate uma empresa licenciada para que seja realizada a correta destinação do material excedente da construção civil.