18 de abril de 2022

Apoio do PSDB à candidatura de Fábio Dantas ao Governo ainda não está definido

O ex-vice-governador Fábio Dantas, pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte pelo Solidariedade, chegou a divulgar que tem o apoio de cinco partidos – PL, PSDB, PTB, PSC e PP, além do partido que é filiado.

Porém, a sutuação é bem diferente. O PSDB, comandado pelo presidente da assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, segue rachado e ainda não definiu nenhum tipo de apoio para o Governo do Estado.

Hoje, o PSDB tem 12 dos 24 deputados estaduais. Porém, há uma divisão dentro do partido com um grupo de seis defendendo apoio à reeleição da governadora Fátima Bezerra e outros cinco impondo a todo custo o caminho da oposição.

Favoráveis ao Governo: Ezequiel Ferreira de Souza, Dr. Bernardo, Raimundo Fernandes, Galeno Torquato, Kléber Rodrigues e Ubaldo Fernandes.

Favoráveis à Oposição: José Dias, Gustavo Carvalho, Tomba Farias, Nélter Queiroz e Getúlio Rego.

Nesse cenário resta o posicionamento do deputado Alberto Dickson que, embora apoie o Governo, sua mulher é filiada ao PL e apóia o presidente Jair Bolsonaro. Pode então haver um empate ou uma maioria a favor do governo.

Há que diga que o presidente Ezequiel Ferreira está inclinado a liberar o partido para apoiar qualquer candidato ao Governo, sem formalizar aliança.