7 de março de 2022

Prefeitura de Natal decreta situação de emergência após chuvas causar estragos

A prefeitura de Natal publicou nesta segunda-feira (7) um decreto que declara situação de emergência em áreas do município afetadas pelas chuvas intensas que caíram durante o último fim de semana na capital potiguar.

A medida já está em vigor e vale por 180 dias. O decreto ainda prevê convocação de voluntários e a desapropriação de imóveis em áreas de risco, entre outras ações.

As precipitações entre a noite de sábado (5) e a manhã de domingo (6) somaram 256mm de água em alguns pontos da cidade o que causou transbordamento de lagoas de captação e alagamentos, crateras abertas em várias regiões da cidade, redes de drenagem afetadas, pequenos deslizamentos em áreas de encostas, queda de árvores e casas interditadas por causa do risco de desabamento.

Há pessoas desalojadas, mas o número ainda não foi informado. O município também deverá iniciar um processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco intensificado de desastre.