28 de março de 2022

Políticos do RN seguem a todo vapor mudando de partido

Deputadas e deputados federais ou estaduais que pretendem trocar de partido político antes das Eleições 2022 terão 30 dias para fazê-lo sem perder o mandato por infidelidade partidária.

Esse período é a chamada “Janela Partidária”, que começou a ser contada no dia 3 de março e termina no dia 1º de abril.

No Rio Grande do Norte, até agora, a notícia é da chegada do vereador Paulinho Freire (ex-PDT) e dos deputados Benes Leocádio (Republicanos) e Carla Dickson (PROS) e ainda do ex-prefeito Leonardo Rêgo ao União Brasil. O grupo deve disputar vagas na Câmara dos Deputados neste ano.

Antes, foi confirmada a chegada do apresentador de TV, Leo Souza, no PSB. Ele vai somar com Rafael Motta e, possivelmente, Henrique Eduardo Alves. Todos, também, disputando vaga de deputado federal.

Ainda são esperadas as chegadas da vereadora Ana Paula no Solidariedade (para se candidatar ao cargo ao lado de Kelps Lima). Além disso, deve ter também uma futura definição de Larissa Rosado, que está deixando o PSDB para se filiar a algum partido que apoie ela na tentativa de pegar uma vaga para a Câmara dos Deputados.

No caso de deputado estadual, as mudanças ainda estão na fase da especulação. O PSB, por exemplo, deve perder Hermano Morais, que vai provavelmente para o Partido Verde, assim como George Soares.

O PSB, por sua vez, receberá Fernando Lucena, ex-vereador pelo PT. Ele também deverá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, assim como o ex-vereador Dagô do Forró, que será candidato pelo MDB.

Os deputados Kléber Rodrigues e Ubaldo Fernandes também devem deixar o PL, mas ainda não definiram a qual partido devem se filiar.

O deputado Vivaldo Costa (PL) deverá se filiar ao PV.